Autoras:
Adaís dos Santos de Albuquerque
Carolina Nascimento Alexandrino Brito
Cauane Góis de Abreu
Alice Miranda de Oliveira
Introdução
A Síndrome Pós-COVID, também conhecida como COVID prolongada ou COVID persistente, é um conjunto de sintomas que afetam pessoas na fase de recuperação da COVID-19. Os indivíduos acometidos continuam a experimentar sintomas que persistem por mais de três meses mesmo após o quadro de infecção viral. Esses sintomas podem incluir fadiga persistente, dor de cabeça, falta de ar, dor muscular e articular, distúrbios do sono, dificuldade de concentração e memória, depressão, ansiedade e outras alterações cognitivas. Como observado na figura 1 a síndrome pode envolver todos os sistemas corporais, sendo mais comum o cardiovascular, respiratório e musculoesquelético, causando um impacto significativo na qualidade de vida dessas pessoas [1].
A causa exata da Síndrome Pós-COVID ainda é desconhecida, mas acredita-se que possa estar relacionada à resposta imunológica do corpo à infecção, inflamação persistente ou danos nos órgãos causados pela doença [2]. A gravidade e a duração dos sintomas variam de pessoa para pessoa e não há um tratamento específico para a Síndrome Pós-COVID, mas a gestão dos sintomas pode incluir tratamento farmacológico, reabilitação física e apoio psicológico.
Fonte: Betty Raman et al, 2022
Fatores de risco para desenvolvimento da síndrome pós-Covid
Gravidade da infecção por Covid
Necessidade de apoio ventilatório na fase aguda
Idade maior que 50 anos
Sexo feminino
Histórico de asma ou doença respiratória
Obesidade
Reabilitação cardiovascular na síndrome pós-COVID-19 Os principais sintomas apresentados no início do texto impactam diretamente no dia a dia dos indivíduos acometidos, pois limitam a realização de atividades de vida diária, atividades laborais e lazer. A reabilitação cardiovascular possui um papel importante na recuperação destes pacientes, pois os benefícios proporcionados incluem: redução de sintomas, como dispneia (sensação de falta de ar), fadiga, dor muscular e articular, melhora da funcionalidade e qualidade de vida.
Sabe-se que a prática de exercício físico além de gerar aumento de força e resistência muscular, melhora também a função cardiovascular, respiratória e cognitiva. Durante a realização do exercício físico, seja cíclico ou resistido, ocorre aumento da oxigenação cerebral, estimulando a liberação de serotonina que é responsável pela sensação de prazer e bem-estar, com consequente diminuição da ansiedade e depressão. Além disso, o aumento do trabalho cardíaco promove adaptações moleculares que melhoram o desempenho do coração, dentre eles, o aumento do tamanho e número das mitocôndrias que são as usinas geradoras de energia. O aumento do trabalho respiratório também promove melhor desempenho dos músculos ventilatórios. Em conjunto, esses benefícios são essenciais para uma recuperação mais efetiva da Síndrome Pós-Covid [3].
No entanto, é imprescindível salientar que tais benefícios são resultados de uma prescrição adequada, que necessariamente é elaborada por profissionais capacitados e habilitados. A realização de exercícios sem uma orientação adequada pode até piorar o quadro clínico de pacientes no Pós-Covid ou com Síndrome Pós-Covid. Estudos com essa população tem demostrado inclusive, que não somente o trabalho prescrito por profissionais capacitados, como também, a supervisão que esses profissionais realizam com os pacientes durante a sessão de exercício, são pontos fundamentais para uma reabilitação eficiente e segura [3].
Referências:
[1] Carod-Artal FJ. Post-COVID-19 syndrome: epidemiology, diagnostic criteria and pathogenic mechanisms involved. Rev Neurol. 2021 Jun 1;72(11):384-396. English, Spanish. doi: 10.33588/rn.7211.2021230. PMID: 34042167.
[2] Raman B, Bluemke DA, Lüscher TF, Neubauer S. Long COVID: post-acute sequelae of COVID-19 with a cardiovascular focus. Eur Heart J. 2022 Mar 14;43(11):1157-1172. doi: 10.1093/eurheartj/ehac031. PMID: 35176758; PMCID: PMC8903393.
[3] Jimeno-Almazán A, Pallarés JG, Buendía-Romero Á, Martínez-Cava A, Franco-López F, Sánchez-Alcaraz Martínez BJ, Bernal-Morel E, Courel-Ibáñez J. Post-COVID-19 Syndrome and the Potential Benefits of Exercise. Int J Environ Res Public Health. 2021 May 17;18(10):5329. doi: 10.3390/ijerph18105329. PMID: 34067776; PMCID: PMC8156194.
Tema extremamente relevante nesse período pós Covid que estamos vivendo.