top of page

DOENÇA ARTERIA CORONARIANA

Iury Costa, Júlio Teixeira e Marvyn Santana.


A Doença Arterial Coronariana (DAC) é uma condição comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, a doença arterial coronariana é uma das principais causas de morte e internação hospitalar segundo dados do Datasus. Além da alta prevalência, a DAC obtém alta morbidade e alto custo para os sistemas de saúde. A doença arterial coronariana (DAC) ocorre devido a obstrução das artérias coronárias - os vasos sanguíneos que irrigam o músculo do coração esse conjunto de artérias coronárias fazem parte da circulação coronária, elas podem ser obstruídas por placas de gordura que vão se depositando em seu interior. Esse processo é denominado aterosclerose.



Fatores de risco

  • Tabagismo

  • Diabetes mellitus

  • Idade > 65 anos

  • História familiar

  • Estresse

  • Colesterol elevado

  • Obesidade

  • Sedentarismo

  • Histórico familiar


Principais Sintomas

Um dos principais desafios da DAC é a angina, uma dor ou desconforto no peito que ocorre quando o suprimento de sangue para o coração é reduzido. Através de exercícios terapêuticos supervisionados, a fisioterapia cardiovascular busca aumentar a capacidade funcional do paciente e diminuir a ocorrência da angina. Esses exercícios são adaptados às necessidades individuais de cada paciente, levando em consideração fatores como idade, condição física, gravidade da DAC e presença de outras doenças.


Infarto agudo do miocárdio

O infarto agudo do miocárdio, também conhecido como ataque cardíaco é uma das complicações da DAC ela ocorre quando o suprimento de sangue para uma parte do músculo cardíaco é interrompido ou reduzido, resultando na morte das células cardíacas devido à falta de oxigênio. Geralmente, essa interrupção ocorre devido à obstrução de uma das artérias coronárias.



TRATAMENTO


Angioplastia

A angioplastia coronária, conhecida como intervenção coronária percutânea (ICP), é um procedimento minimamente invasivo realizado para tratar obstruções nas artérias coronárias. Durante a angioplastia coronária, é utiliza um cateter especializado, que é um tubo fino e flexível, para acessar a artéria obstruída e depositar na luz do vazo um stent, que funciona como um afastador das paredes. O cateter é inserido geralmente pela artéria femoral ou pela artéria radial no punho. A angioplastia coronária é frequentemente realizada como tratamento para angina (dor no peito) estável ou instável, bem como para o infarto agudo do miocárdio. Além disso, o procedimento pode ser realizado como parte de uma estratégia de tratamento para reduzir a progressão da doença arterial coronariana.

Revascularização

Revascularização do miocárdio ou ponte de safena. Nessa cirurgia são utilizados segmentos das veias da perna (veia safena) ou de artérias - mais comumente a artéria mamária e da parede torácica para unir dois trechos sem obstrução, oferecendo, desta maneira, uma rota alternativa ao fluxo sanguíneo que não passe pela obstrução, criando uma ponte.


Reabilitação Cardiovascular

O programa de reabilitação cardiovascular desempenha um papel crucial no manejo da DAC, tendo como principal objetivo, melhorar a função cardíaca livre de intercorrências. Uma equipe multidisciplinar e especializada é fundamental para o manejo seguro deste perfil de pacientes.


Benefícios do programa de reabilitação

  • Aumento da capacidade funcional

  • Redução no tempo de internamento

  • Proteção à novos infartos

  • Aumento na vida útil dos Stents

  • Aumento da qualidade de vida

  • Aumento da sobrevida com qualidade


O instrumento central do programa de reabilitação cardiovascular é o exercício físico, no entanto, a colaboração de outras vertentes é fundamental para atingir os objetivos terapêuticos. Otimização da terapia farmacológica, nutricional e o acompanhamento psicológico fazem muita diferença na resposta terapêutica e aderência do paciente. Além disso, a estrutura do local deve atender aos critérios de segurança do paciente, incluindo necessariamente monitorização eletrocardiográfica durante o esforço e profissionais capazes de identificar alterações para prevenir intercorrências.



Referências



Guia de doenças e sintomas>Doença arterial coronariana (dac). Disponível em:


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page